terça-feira, 7 de setembro de 2010

Curso Agenda 21 Osasco - Inscrições superam as expectativas dos organizadores


Curso Agenda 21 Osasco - Formação de Agentes socioambientais comunitários
Inscrições superam as expectativas dos organizadores


A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a ONG Movimento Ecológico (MOVIECO) iniciaram no último sábado, 21 de agosto, o curso “Agenda 21 Osasco – Formação de Agentes Socioambientais Comunitários”. O número de inscritos superou a expectativa da organização, cerca de 160 pessoas, dentre servidores municipais de Osasco, líderes comunitários, professores e interessados em geral, se inscreveram para participar do curso, o que levou os organizadores a aumentarem o número de vagas, de 50 para 60.

O Agenda 21 tem como objetivo estimular o interesse da sociedade civil na área ambiental. Dentre os temas abordados, os alunos terão aulas práticas e teóricas sobre: sustentabilidade, mudanças climáticas, gestão de resíduos, cultura de paz, entre outros.

O curso do dia 21 começou com a apresentação musical de Isa Ferreira e as boas vindas aos alunos do diretor do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, (confirmar nome) instituição que juntamente com a Faculdade Instituto Paulista de Ensino (FIPEN), é parceira para a realização do curso. Após a recepção do diretor do colégio, tomaram a palavra Carlos Marx, Secretário do Meio Ambiente de Osasco; Silzeni de Angelo Lopes, Coordenadora de Educação Ambiental; Adalberto Oliveira do Nascimento e Tânia Mara Moraes, do MOVIECO.

O primeiro dia de aula consistiu na apresentação do objetivo e conteúdo programático do curso, inteiramente conduzido pelo MOVIECO. Tânia Mara foi a facilitadora da aula inaugural e falou sobre a Agenda 21 e Sustentabilidade. No segundo encontro o tema fica por conta do “Pensar Global e Agir Local – Orientação para atuação no Terceiro Setor”, ministrado por Adalberto Oliveira do Nascimento, do MOVIECO.
A terceira aula com uma abordagem mais lúdica ficou por conta do pedagogo, Adriano Galhardo, que levou aos participantes os jogos cooperativos com a temática da Carta da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário