quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Astrofísico Walmir Cardoso empolga alunos da Agenda 21


Agenda 21 recebe Walmir Thomazi Cardoso
Professor renomado aborda o tema Formação dos Planetas: Do Universo à identidade planetária

O curso Agenda 21, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco (SEMA) e pela ONG Movimento Ecológico (MOVIECO), recebeu no sábado, 18 de setembro, Walmir Thomazi Cardoso, professor do Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e assessor dos Planetários de São Paulo e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), que ministrou uma aula sobre a formação dos planetas.
A aula foi aberta pelo aluno Paulo Roberto da Silva, que recitou a poesia “Defendendo a Natureza”, de autoria dos repentistas Moacir Laurentino e Zé Viola. O professor Walmir Thomazi Cardoso apresentou o tema “Formação dos Planetas: Do Universo à identidade planetária”. Em sua aula o professor utilizou recursos que agradaram aos alunos e os manteve o tempo todo interessados na palestra. E disse: “Hoje estou no meu céu. Estou no lugar de falar sobre o que mais amo na minha vida”.
Através de slides e histórias da mitologia, Cardoso explicou a formação do Universo, a origem da Terra e a importância da Astronomia e da Física na preservação do meio ambiente.
Ele elogiou a iniciativa da Prefeitura de Osasco e do MOVIECO em oferecer o Curso Agenda 21: “O programa Carta da Terra é importante para todas as pessoas hoje em dia. Quando a gente pensa na Carta da Terra, pensa em um programa educativo, então, quando você pensa em líderes comunitários, que estão ligados diretamente com o processo educativo em suas comunidades, essas pessoas devem conhecer não só o conteúdo da Carta da Terra como também a sua aplicação que é o que tem sido feito em vários lugares”.
“Estou surpreendentemente satisfeito porque o curso superou as minhas expectativas. Os professores são capacitados e tem compromisso na questão ambiental e social. Todos estão de parabéns. As pessoas sairão daqui mais convictas desse papel de defensores da natureza”, dizia o aluno Paulo Roberto.
Walmir Thomazi Cardoso encerrou a manhã também com poesia: “E com essas palavras de Clarice Lispector (trecho de Perto do Coração Selvagem), com essa imagem de Elifas Andreato (O Semeador) e com essa manhã deliciosa que vai do riso a emoção, que vai da nossa origem estrelar, do nosso brilho à nossa ação, do nosso pensamento à nossa atividade, é que deixo para vocês um carinhoso abraço e que a gente possa revelar a nossa ação amorosa, esse nosso plantio a cada dia, a cada momento das nossas vidas”.
No próximo sábado, 25 de setembro, o tema será “Projetos Locais da SEMA de Osasco”, a palestra será facilitada por Silzeni de Ângelo Lopes, Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Osasco (SEMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário