sexta-feira, 15 de julho de 2011

MINIMIZE SEU IMPACTO SOBRE O PLANETA

Nossa sobrevivência gera naturalmente um certo impacto ambiental. A importância de tal impacto é considerada a partir da forma com que consumimos e da relação que estabelecemos com nosso meio. Por exemplo: precisamos de água para beber, tomar banho, cozinhar nossos alimentos... Mas o desperdício desse bem precioso tem alertado especialistas de todo o planeta.
Por isso preparamos uma lista de pequenas atitudes que podem contribuir para minimizar o prejuízo social e ambiental que podemos causar:

ÁGUA
*Lave toda a louça antes de enxaguá-la. Assim o consumo será muito menor.
*Utilize a máquina de lavar roupas somente com capacidade máxima, ou seja: evite lavar poucas peças. Se morar em casa, reaproveite a água para lavar o quintal. Pode dar um pouco de trabalho, porém, mais trabalho teremos se acabarmos com nossas reservas de água limpa.
*Não exagere no uso detergentes e prefira sabão em pedra. Os detergentes e sabões líquidos e em pó (mesmo biodegradáveis) contém diversos produtos químicos altamente poluentes.
*Não jogue medicamentos na rede de esgoto. Eles contém produtos capazes de contaminar milhões de litros de água.
*Evite frituras na alimentação. Além de prejudiciais à saúde, 1 único litro de óleo de cozinha pode contaminar milhares de litros d'água. Faça o descarte adequado, doando para quem produza sabão a partir dele. Jamais jogue-o na rede de esgoto.
*Use vassouras antes de lavar os quintais, e evite uso de mangueiras, optando pelo balde.
*Urine no chuveiro. Não é anti-higiênico e economiza água da descarga.
*Se puder, prefira alimentos orgânicos. Os agrotóxicos poluem os lençois freáticos, e fazem mal ao organismo.
*Feche a torneira ao escovar os dentes, esfregar as mãos, ao lavar o corpo no banho.

ALIMENTOS

*Prefira alimentos orgânicos e naturais. Além de maior qualidade, normalmente os produtores trabalham também com condições mais dignas para os trabalhadores. Além disso, não contaminam a terra, a água, e principalmente seu corpo. No Brasil, existem agrotóxicos aprovados pelo Ministério da Agricultura que já foram proibidos em todo o mundo devido ao perigo à saúde e ao meio!
*Não compre mais alimentos do que precisa. Fará diferença também em seu bolso.
*Reaproveite as sobras de comida batendo no liquidificador e fazendo massa para tortas ou bolinhos que podem ser assados.
*Evite o consumo de carne. Para termos apenas 1K, são necessários de 20 a 30 mil litros dágua, o que daria para produzir até 200K de trigo. Além disso, o espaço físico que a produção pecuária necessita é imenso. Para se ter ideia em 1 hectare é possível produzir 180K de carne ou 22 toneladas de batatas!
*Não compre alimentos em bandejas de isopor, ou em papel filme. O Brasil possui tecnologia para reciclagem desses produtos, mas infelizmente em pequena escala. O isopor ocupa grandes espaços nos aterros, e a maior não é reciclado.
*Não consuma alimentos embalados em plástico a vácuo, ou congelados como lasanhas, sanduíches, etc. Esse tipo de plástico não se recicla.
*Coma a maior quantidade possível de alimentos crus (verduras, legumes, frutas...). São mais saudáveis e dispensam o uso de gás, água ou energia elétrica para o preparo.
*Cultive uma horta. Mesmo em um apartamento é possível manter uma pequena plantação de ervas como salsinha, cebolinha. Você terá sempre produtos frescos e saudáveis, e o cultivo é muito simples.

ENERGIA

*Desligue a tela de computador quando não estiver usando.
*Após carregar qualquer tipo de bateria, retire o carregador da tomada. Do contrário, continuará consumindo energia.
*Prefira lâmpadas fluorescentes. Elas são mais caras, porém, duram mais tempo, iluminam melhor e consomem menos energia.
*Utilize somente pilhas recarregáveis. Também custam mais caro, mas duram muitos anos e geram bem menos impacto.
*Quando sair de um cômodo, apague a luz.
*Não deixe as luzes do lado de fora da casa acesas. Isso não garante segurança, e afeta sua conta bancária.
*Tome banhos curtos e desligue o chuveiro ao se ensaboar. Um banho com chuveiro aberto por 15 minutos consome em média 135L de água. Já 5 minutos com o registro fechado, consome 15L.
*Verifique o grau de consumo de eletro-eletrônicos antes de comprá-los. Existe uma tabelinha que vai de A a E, e indica o grau de economia do produto. Informe-se com o vendedor.
*Evite deixar aparelhos em modo de espera. O consumo também é bastante elevado, quase a mesma coisa de mantê-los ligados.

CONSUMO E DESCARTE

*Ao comprar algo, lembre-se que para a produção do mesmo, muita coisa foi envolvida: a retirada da matéria-prima (petróleo, madeira, metais...), o transporte, a manufatura (o que envolve funcionários e condições de trabalho), descarte de resíduos durante o processo, embalagem, etc. Pergunte-se diversas vezes: "Isso é realmente necessário?"
*Verifique quem é o fabricante, e informe-se sobre ele. Há muitas empresas gigantes, cujas marcas todos conhecemos, que ainda hoje tem trabalhadores semi-escravos, são grandes poluidores, ou utilizam mão-de-obra infantil. No mais, há empresas que não respeitam os direitos dos trabalhadores, culturas regionais, etc. Não consuma dessas empresas.
*Exija que os fabricantes façam logística-reversa, ou seja, que aceitem reaproveitar ou reciclar suas embalagens.
*Separe os resíduos orgânicos dos recicláveis. Não é necessário separar plástico de alumínio, etc. Na maioria do país tudo vai para o mesmo local, e a separação é feita na cooperativa. No entanto, lave as embalagens - com água de reuso!
*Lembre-se: caixinhas de leite e outros produtos com embalagem Tetrapak são recicláveis.
*Ao construir ou reformar, escolha técnicas e produtos sustentáveis. A construção civil é um dos maiores vilões da atualidade, mas você pode mudar este quadro. Informe-se!
*Incentive os comerciantes do seu bairro, comprando deles. O comércio local é muito importante para manter a cidade e a cultura de um local vivos. Além disso, gera renda e trabalho para moradores da comunidade.
*Dê carona e utiliza transporte público sempre que possível. Ande mais de bicicleta e a pé.
*Não fume.
*Incentive empresas com responsabilidade socioambiental.
*Cuidado com comércio popular. Produtos muito baratos geralmente não tem fiscalização, podem conter produtos nocivos à saúde, ou serem fruto de exploração humana e ambiental.
*Não se deixe manipular por propagandas.
*Não compre produtos piratas.

Acima de tudo, respeite seu semelhante. O bom convívio social, a responsabilidade para com o outro, a compreensão e boa educação são matérias de extrema importância em uma sociedade. Respeitar a vida, seja humana ou animal é exemplo de dignidade, e deve ser uma prática constante. Vigie seus pensamentos, controle seus impulsos, e acima de tudo: reflita, sempre!

Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário